Enquanto notícias do Irã correm o mundo, Clay Shirky mostra como o Facebook, o Twitter e TXTs ajudam cidadãos em regimes repressivos a divulgar notícias reais, contornando a censura (embora brevemente). O fim do controle top-down das notícias está mudando a natureza da política.
Apesar de mexer com criação artística e sempre ver o selo Creative Commons espalhados por aí, eu nunca tive saco pra procurar saber o que diabos significava isso. Então vi esse vídeo que explica de maneira muito ilustrativa a diferença de copyright e creative commons.
Curta metragem do irlandês David OReilly que levou o Urso de Ouro do ano passado, em Berlim, conta a história de um gato sentimental e sua dura relação com o rato escritor. Seu visual é singelo e sua narrativa é fabulosa, assistam abaixo.
Bem, meu russo não é lá essas coisas, mas felizmente não é preciso entender tal língua para assistir essa série de vídeos virais intitulada "Versus". As animações são muito divertidas e totalmente voltadas para o público jovem. Consistem em duelos improváveis. Caso queira saber mais, dá pra conferir tudo no canal deles, aqui (ainda que provavelmente a linguagem atrapalhe).
Wow, eu não sabia, o cara responsável por essa peça é o Alberto Mielgo, o mesmo cara que fez os cenários do Beatles RockBand, ele tinha postado umas imagens no blog dele, infelizmente foram retiradas. Como mostra o making of, não foi rotoscopiado, por increça que parível, o cara animou na raça. Que fueda!
Existem pinturas tão realistas, tão realistas que você é capaz de jurar que aquilo que vê são fotografias. Mas o oposto também é verdadeiro. Alexa Meade aplica tinta acrílica sobre modelos, e faz com que pareçam ser parte de uma pintura! Vi no Mighty Optical Illusions.
Ah, e navegando pelo youtube encontrei também esse curta que concorreu ao Oscar de melhor animação. Dirigido por Nicky Phelan, produzido por Darragh OConnell e escrito e dublado por Kathleen ORourk.
Animação de Nicolas Schmerkin que levou a estatueta dourada na categoria de Melhor Curta de Animação, agora disponível com legenda. Apesar do que Mr. Lango disse, achei uma idéia assaz divertida, principalmente usando o Ronald como palhaço do mal. Podia ter um casting melhor?
Após ser exibido em festivais de cinema em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o filme interativo A Gruta, de Filipe Gontijo, foi postado no youtube e já ultrapassa 37 mil visualizações.
O curta, que pode durar entre 5 e 40 minutos, foi criado originalmente para o formato DVD (onde a interatividade era feita por meio de menus que levavam de uma cena a outra), e agora, na plataforma de vídeos, traz mais de 40 opções de interatividade e 11 finais alternativos. É possível também escolher assití-lo em diferentes perspectivas, de acordo com os personagens. Para jogar com o suspense, ao final de cada vídeo surgem “botões” que permitem decidir as ações dos personagens. O site é então direcionado para outro vídeo e a trama continua.
O jogo começa aqui! Apague a luz e use fones de ouvido.
The Feather Leads to the Revolution is a digital piece, created by TBWA\HAKUHODO. This is an animated comic featuring national hero, Nakamura Shunske for Adidas Japans latest phase for Soccer World Cup. (via It's Art)
Michael Kutsche, Concept Artist e Ilustrador, realizou algumas artes conceituais do novo filme Alice no País das Maravilhas de Tim Burtom. O trabalho de Michael para o filme consiste em desenhos de personagens como a Rainha Vermelha, Valete de Copas, o Gato Cheshire e muito mais. (Concept Art World)
"Après la pluie" is a short film made at "Gobelins" school of animation in 2008 by Charles-André Lefebvre, Manuel Tanon-Tchi, Louis Tardivier, Sébastien Vovau and Emmanuelle Walker.
Seinfeld animations, são animações que vêm nos DVDs da série, com as ditas melhores cenas, ou pelo menos algumas das mais memoráveis, animadas por Eric Yahnker. Eu adoro essas animações com fundo branco e só o traço, parece um rascunho e se encaixa perfeitamente à própria idéia da série, que é sobre nada — tal como este blog. Apreciem.